Os Vereadores  encaminharam ao Exmo. Sr. Prefeito indicação de interesse público, solicitando o apoio do Poder Executivo para que seja permitida, à continuidade a manutenção do ensino médio noturno no Distrito de Santana e ampliação de mais uma Linha. Através desta Indicação os Vereadores, como representantes do povo que são, juntamente com toda a comunidade escolar, pais e população em geral, justificam a necessidade da manutenção do Ensino Médio noturno no colégio existente no Distrito de Santana. O colégio, que é enquadrado como uma escola do campo por atender em sua grande maioria filhos de pequenos agricultores, onde os mesmos ajudam nas tarefas na propriedade, assim sendo desejam estudar a noite para desempenharem as atividades já citadas. Também não existe a possibilidade de transferência desses alunos para o colégio mais próximo que está a 17 km do Distrito, não existindo atualmente transporte para tal, o mesmo se existisse encareceria ainda mais o custo, pois os alunos percorrem entre 20km e 50km, para virem até o atual colégio dessa forma iria acrescentar mais 17km, não sendo conveniente aumentar ainda mais a viagem dos alunos em 34km(ida e volta),  e consequentemente o custo para o município.

       O ensino noturno foi uma conquista da comunidade do Distrito de Santana, juntamente com autoridades da época, e que teve o seu início no ano de 1995, dando condições de vários jovens que haviam interrompido seus estudo a retomarem e se formarem, e também dar oportunidade, aqueles que precisavam trabalhar nas empresas, ou àqueles que ajudam nas atividades em suas propriedades rurais. O colégio afirma que a demanda diminuiu porém, porém, ainda existem jovens nessas condições que precisam do ensino noturno, e a sua extinção seria a privação da oportunidade de jovens darem continuidade aos estudos e de outras pessoas a retomarem.

     Sabemos da dificuldade que foi a sua autorização, e do quanto bem isso fez para essa comunidade, bem como sabemos, o quanto difícil será a sua retomada depois de um possível fechamento. O colégio sita, a compreensão das dificuldades enfrentadas pela municipalidade, no entanto,  vê como é imprescindível a manutenção da linha que já existe, e a possível ampliação de mais uma linha(linha Santana), que tem 14 interessados e trata-se de uma linha curta, consequentemente menos dispendiosa ao município. A supressão da oportunidade das pessoas de estudar não é o melhor caminho para sairmos de uma crise, não podemos ver a educação como gasto mas sim como investimento.

     Responsáveis pela Instituição afirmam, e relembram que as administrações de Cruz Machado, sempre prezaram pela educação de seus munícipes, no entanto, ressaltam que a continuidade ou não do ensino médio noturno está no oferecimento ou não do transporte escolar pelo município, pois em conversa com autoridades estaduais, que respondem pelo mesmo estão dispostas a dar continuidade, porém necessitam dessa parceria com o município, em relação ao transporte. Tal procedimento afetaria o direito constitucional de adolescentes à educação, cidadãos de direito, em sua maioria jovens trabalhadores de nosso município, ocasionando ainda por consequência indireta uma grande demanda de pessoas desempregadas, de vários setores, sejam eles funcionários de serviços gerais, administrativos, professores, que além de tudo são munícipes e necessitam de uma renda para o sustento familiar. A Indicação foi assinada por todos os Vereadores e encaminhada ao executivo Municipal para conhecimento e na medida do possível o atendimento.

Compartilhar essa notícia