Uma boa notícia para as famílias de crianças com transtorno do espectro autista -TEA: se aprovado projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal, o símbolo do autismo será incluído nas placas preferenciais de estabelecimentos públicos e privados.

Esse atendimento prioritário, que já acontece para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, deficientes e indivíduos com mobilidade reduzida, agora passa a valer também para as pessoas com autismo.

Tramitou em primeira discussão nesta segunda-feira, dia 08 de abril, na Câmara Municipal de Cruz Machado, o projeto de lei de autoria do Vereador Edson Luis Beuren, com objetivo de estabelecer atendimento preferencial, em estabelecimentos públicos e privados do município de Cruz Machado, à pessoas com transtorno do espectro autista. A matéria estabelece a instalação de placa com o símbolo mundial que representa o transtorno, para que seja identificado o atendimento prioritário.

A Lei  Federal nº 10.048, de 08 de novembro de 2000,  dispõe sobre o atendimento prioritário a algumas pessoas,  buscando o presente projeto de lei em consonância com a  Lei Federal acima citada, garantir com maior clareza o atendimento prioritário as pessoas com transtorno do espectro autista. Ressalta-se que é de extrema importância que as pessoas com transtorno do espectro autista tenham atendimento preferencial pois, a depender do grau do autismo do indivíduo, a simples espera excessiva em uma fila pode desencadear uma crise, que pode ser de choro, grito ou ainda de completa fuga da realidade, assim, a tranquilidade de um atendimento prioritário facilitará a estes, seus pais ou responsáveis na realização de tarefas do cotidiano ou na buscas dos serviços públicos.

O Projeto dispõe ainda que os órgãos  públicos  do Município de Cruz Machado-Estado do Paraná, adotarão no dia 2(dois) de abril,  em seus espaços públicos, a cor predominante (Azul), cor esta que simboliza o Dia Mundial da Conscientização do Autismo ou fará menção neste dia em seus espaços do Símbolo Mundial.