Em uma parceria da Procuradoria da Mulher e a Câmara Municipal de Cruz Machado realizaram na noite desta segunda-feira dia 24/10, manifesto em apoio incondicional ao “Outubro Rosa”, Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama. O movimento, que tem a adesão de diversos setores da sociedade, promove ações que visam chamar a atenção para a realidade do câncer e a importância do diagnóstico precoce.

A Procuradora da Mulher a Vereadora Sandra Rosane Nowak, agradeceu todo o apoio do Poder Legislativo que demostrou-se engajado nesta causa do Outubro Rosa, e explanou sobre a conscientização, sobre a importância da prevenção da doença que é fundamental para diminuir o número de casos, tendo em vista, que estudos recentes comprovam que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

A Procuradora ainda falou sobre a distribuição de cartazes informativos em pontos estratégicos do município, em alusão ao Outubro Rosa bem como divulgou as ações e eventos do município em apoio a causa.

Demais Vereadores, também em suas falas citaram sobre a importância de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a detecção precoce da doença.

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.