O Tribunal de Contas do Estado do Paraná no início deste ano apontou que aproximadamente 80% dos 399 municípios paranaenses concluíram o exercício de 2016 – o último do mandato anterior – com dificuldades financeiras. Isso significa que os atuais prefeitos, que administrarão esses municípios até 2020, herdaram dívidas com fornecedores, repasses aos regimes próprios de previdência social (RPPS) e até atraso no salário dos servidores.
Nesse cenário de crise financeira, tornam-se ainda mais imprescindíveis o planejamento de longo prazo e as boas práticas de gestão. Segundo o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Mauro Munhoz, em debate no1º Congresso Pacto pelo Brasil foi exatamente a falta de planejamento a principal responsável pela crise enfrentada no Paraná, assim como, a solução está na implantação da cultura do planejamento de longo prazo e de boas práticas de gestão.
Controle social
Além do planejamento e da gestão por resultados, o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR defende a atuação do controle social do gasto público como fundamental para a eficiência da administração pública.
De acordo com ele, a atuação dos órgãos oficiais de controle – Tribunais de Contas, Ministério Público, Poder Legislativo – por melhor que seja, é limitada. “O controle externo abrange uma pequena parte desse gigante chamado administração pública. Ele é limitado e não pode estar o tempo todo em todo lugar.”
Fonte:TCE/PR
Disponível em: http://www1.tce.pr.gov.br/noticias/planejamento-e-eficiencia-sao-armas-para-vencer-a-crise-na-gestao-publica/4989/N