Em sessão ordinária ocorrida nesta última segunda-feira, dia 27 de maio, fez uso da palavra em Tribuna a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos e da Fala – APADAF. Representada pelo seu Presidente Eufrázio Xavier de Barros e pela Assistente Social Evelin da Costa Silva, os quais explanaram sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, justificando assim o Termo de Colaboração solicitado a este município e também agradeceram o empenho dos Vereadores na aprovação do projeto que ocorreu na sessão do dia 13 de maio.

A Instituição APADAF tem como missão promover a inclusão social das pessoas surdas nas políticas públicas e educacionais em uma perspectiva bilíngue (libras — língua portuguesa) com a preocupação de contribuir para a melhoria e o desenvolvimento integral e autônomo do usuário, buscando o exercício da cidadania no tripé saúde, educação e assistência social. A instituição está a 36 anos prestando o atendimento a pessoas surdas e ouvintes com dificuldades de comunicação, na região, inclusive prestando atendimento à munícipes de Cruz Machado, buscando oferecer aos usuários um atendimento qualificado, tanto no aspecto físico estrutural como também proporcionar aos profissionais condições de realizar um trabalho de qualidade, preservando a integralidade física, mental e social do usuário e do profissional.

No entanto a instituição vem enfrentando dificuldades financeiras para a manutenção dos serviços essenciais como as contas de Luz, água e telefone. Segundo justificativa da instituição, os atendimentos exigem um serviço de qualidade e hoje a instituição mantém um quadro de funcionários com recursos próprios o que gera um custo mensal alto e em alguns momentos encontra dificuldades para manter o pagamento dos outros serviços. Os recursos arrecadados pela Instituição acabam ficando restritos a folha de pagamento, não podendo investir na reestruturação e aprimoramento dos espaços e material.

O termo de colaboração firmado com o município de Cruz Machado, tem por objeto a concessão de apoio da administração pública municipal para a execução de conjugação de esforços entre a Administração Pública Municipal e a ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE DEFICIENTES AUDITIVOS E DA FALA — APADAF, o valor solicitado de R$12.000,00( doze mil reais) ano, será destinado para o pagamento das despesas mensais de luz, água e telefone da Instituição, afim de ofertar aos usuários surdos e ouvintes com dificuldades de comunicação, um atendimento de qualidade, contribuindo desta forma para a melhoria do desenvolvimento integral dos usuários.

Os Vereadores manifestaram-se em sua maioria, agradecendo e elogiando a Instituição pelos trabalho que realiza, destacando a importância deste.