A Câmara Municipal de Cruz Machado, em respeito à legislação eleitoral, alterou a forma como divulga as notícias sobre suas ações oficiais.
A publicação dos atos do Legislativo e a transmissão das sessões plenárias sem a Palavra Livre serão mantidas no período eleitoral, objetivando a transparência e a prestação do serviço de informação de relevância à comunidade cruzmachadense.
No período eleitoral, esses controles são majorados em respeito ao princípio do equilíbrio eleitoral. Ainda que nem todos os atuais vereadores eventualmente disputem as eleições, as restrições serão aplicadas linearmente a todos.
Até as eleições, não serão mais divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos.
A cobertura oficial das partes da sessão plenária que não requerem votação de proposições – como o expediente, explicações pessoais e demais – será limitada.
Nesse período, serão mantidas a transmissão ao vivo das sessões e a divulgação dos atos oficiais, do debate estritamente técnico das proposições votadas em plenário e dos pareceres das comissões.
Eventos promovidos pela instituição serão noticiados, bem como a representação oficial da Câmara Municipal em atividades de outros Poderes. As referências nominais aos parlamentares serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.
Vale registrar que o Legislativo Cruzmachadense toma ainda outras medidas procedimentais durante o período eleitoral para garantir o equilíbrio do pleito, não realizando também sessões solenes para entrega de homenagens e honrarias.
Com essas medidas, a Câmara busca garantir a igualdade de oportunidades entre candidatos e a integridade das eleições, porém mantendo seu dever institucional de prestar contas e dar transparência de suas atividades à sociedade.