Na próxima segunda-feira, dia 03 de fevereiro, os 11 vereadores da Câmara Municipal de Cruz Machado voltam a participar das sessões ordinárias da Casa de Leis, ao final do recesso regimental. Durante o período ordinário, que se inicia no próximo dia 01 de fevereiro, são realizadas as deliberações e trabalhos regulares da Câmara, em dia, hora, e local pré–fixados no Regimento Interno do Poder Legislativo Cruzmachadense. Independentemente de convocação, no período de 01 de fevereiro a 15 de julho e de 1° de agosto a 20 de dezembro, ocorrem as sessões ordinárias, sempre às segundas-feiras, com inicio previsto para às 19 horas, exceto feriados.

Durante esse tempo, diversas proposições serão apresentadas pelos vereadores, e toda matéria é submetida à deliberação da Casa Legislativa: proposta de emenda, projeto, emenda, indicação, requerimento, parecer,  requerimentos, moções, todos de interesse da população.

Dentro do período de recesso parlamentar, as sessões, as atividades como os debates em plenário, emissão de pareceres das comissões e deliberações, ficaram suspensas. Mas, os serviços administrativos da Casa não pararam e os departamentos da Câmara Municipal funcionaram normalmente, inclusive para recebimento de proposições dos vereadores (projetos de lei, resoluções). A interrupção temporária das atividades legislativas ocorreu em cumprimento ao que determina a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno.