A 13ª Sessão Ordinária de 2022, foi marcada por emoção e homenagens no Legislativo de Cruz Machado. Duas moções de aplausos foram aprovadas pelos vereadores nesta segunda-feira, dia 16, uma moção de autoria do Vereador Luis Antonio Presznhuk, colocada a apreciação dos Nobres Pares a propositura de Moção de Aplausos a Senhora Julieta Moecke, pela passagem do seu aniversário de 100 anos. Brasileira que nasceu no Município de Cruz Machado, no Estado do Paraná. Veio a este mundo como filha de Fredolino Dullius e Teolinda Rochemback. No dia 07 deste mês de maio deste ano completou 100 anos de idade.

A Casa de Leis Parabenizou a Sr. Julieta, nascida neste Município, pelos seus 100 anos de idade, a homenageando através de seus familiares presentes na sessão com pequenas lembranças.

Outra homenageada, desta vez pela Vereadora Sandra Rosane Nowak, através da apreciação dos nobres pares a propositura de Moção de Aplausos a Senhora Irene Fryder Rockenbach (in memorian).

Professora Irene Fryder Rockenbach foi uma mulher à frente de seu tempo, sendo a criadora do livro Dados históricos e memórias de Cruz Machado. A obra é uma síntese de aspectos econômicos, políticos, educacionais, sociais e religiosos que conduziram à constituição da cidade na qual por muitos anos a professora habitou. Sua importância é de grande relevância para a municipalidade, uma vez que contribui para além de contextualizar dados fazer viva e presente a história de Cruz Machado – PR.

O seu valioso trabalho na escrita deste livro é de permitir para os leitores uma visão ampla da construção de Cruz Machado, a qual perpassa a ação dos prefeitos, professores, médicos, clero, não apenas católico, mas de outras religiões (luterana, pentecostal e ucraniana), ademais, de rememorar o processo imigratório, em especial dos poloneses, mas também dos ucranianos e alemães. Incluindo, nesse ínterim, a presença dos habitantes que já estavam na região antes da chegada dessas levas, como indígenas e caboclos. Ajuda, assim, a entender a configuração que é a pluralidade e a complexidade da própria história da cidade. Sendo assim, a professora Irene nos presenteia com sua produção deixando conhecimento e relatos sobre as origens, o desenvolvimento e as vivências do nosso Município.

A Casa de leis fez uma homenagem à memória da Senhora Irene, a qual foi emocionante contando com a presença das filhas de Dona Irene, Josete Rockenbach e Mari Rockenbach, juntamente com Shirlei Freder que, representearam o município com a belíssima obra reeditada do livro ” Dados Históricos e Memórias de Cruz Machado”. Essa obra com certeza é e sempre será uma primeira referência de leitura, estudo e pesquisa à todas gerações que possam se interessar doravante sobre as histórias da amada cidade de Cruz Machado.

Fonte fotos:

Assessoria Câmara Municipal Cruz Machado