agostoazul reproducao 5

Campanha Agosto Azul incentiva homens a se cuidarem.

Em 2012, foi instituído no Estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem (Lei n°17.099, de 28 de março de 2012). O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.

Esse ano, a campanha chama a atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo. A discussão do tema tem como objetivo alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente.

No município de Cruz Machado acontecerão diversas ações do agosto azul, confira:

* Dia 18/08 na Praça Papa Pio XII, dia 29/08 no Salão da Comunidade São Miguel e dia 30/08 no Santana

* O que acontecerá? Palestra sobre a Importância de Ser um Pai Presente, realização de testes rápidos e glicemia, verificação de pressão arterial, requisição de exame de sangue para próstata (PSA), sorteio de 03 cestas para o público masculino participante (1 Santana, 1 Vitoria e 1 Centro), distribuição de preservativos, orientações com a nutricionista, orientação com assistente social sobre planejamento familiar, orientação postural com atividade pratica com fisioterapeuta, orientação em saúde bucal com dentistas, atendimento médico, entre outras atividades!

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ MACHADO – PARANÁ E SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3003