A Câmara Municipal de Cruz Machado recebeu na terça-feira (26/09) a visita de aproximadamente 100 alunos da Escola Municipal Prefeito Boleslau Sobota. Crianças, professoras e vereadores consideraram a experiência positiva e importante para a formação política dos jovens cidadãos.

No início da programação, as crianças participaram de uma palestra ministrada pela Assessora jurídica do  Legislativo em que aprenderam sobre a divisão de poderes, o papel do Legislativo, sua função de fiscalizar e cobrar o Executivo e as formas de participação da sociedade no processo político. O encontro ocorreu, nos turnos da manhã  e da tarde, sendo que neste último contou com a participação dos vereadores Osni Jandir Mulhmann e Alvir Otto. Em seguida os estudantes foram conduzidos até a recepção do Prédio da Câmara, onde receberam um delicioso lanchinho.

“Mais do que conhecer a sede e o funcionamento do Legislativo, a visita ajuda a promover a conscientização sobre a importância da participação política”. É muito positivo que, desde criança, o cidadão saiba que pode e deve participar das decisões que afetam sua vida e de sua comunidade.

A Visitação à Câmara Municipal é aberta a qualquer pessoa, grupo ou entidade, como escolas, ONGs e associações comunitárias, interessada em conhecer o Legislativo Municipal. As visitas orientadas apresentam aos participantes a Casa e sua estrutura funcional, além de informações sobre o Poder Legislativo, o papel do vereador e as formas de participação dos cidadãos, com o objetivo de promover a aproximação da sociedade com a instituição.

Indivíduos ou grupos que quiserem participar devem preencher formulário de inscrição no site.