Origem do Dia Mundial do Autismo

No fim de 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul para lembrar da data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com o intuito de alertar sobre este transtorno de desenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

O que é o Autismo?

Estima-se que no mundo são mais de 70 milhões de pessoas com este transtorno. No Brasil, há uma estimativa de mais de 2 milhões de pessoas e em Cruz Machado, temos visto um aumento significativo do número de  pessoas com autismo, o qual não para de crescer.

Mas, o que é o autismo? Autismo é um transtorno do desenvolvimento que envolve atrasos e comprometimentos nas áreas de interação social e linguagem, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. Esses problemas complexos de desenvolvimento se expressam de modo diferente em cada indivíduo, sendo assim, nem todas as crianças com o mesmo diagnóstico apresentam os mesmos sintomas nas mesmas intensidades; ou seja, cada autista é único. Apresenta-se em 3 níveis de gravidade: o nível 1 ou leve; o 2 ou moderado e o nível 3 o grave. O que determina o grau de gravidade do quadro clínico é a autonomia do sujeito, ou seja, quanto mais dependente o autista é, quanto mais apoio ele necessita em sua vida diária, mais grave é o nível em que se encontra. As limitações na vida diária variam de pessoa pra pessoa, mas são muitos e interferem em seu cotidiano: afeta a capacidade de relacionamento com outras pessoas, a comunicação, alguns são mais agressivos, com disfunções alimentares ou com problemas com o sono; há também autistas que apresentam inteligência e falas intactas, já outros com deficiência intelectual. Mas o que é preciso deixar muito claro é que o diagnóstico deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar (com neuropediatra, fono, psicólogo), pois não consegue-se diagnosticar a partir do olhar, pois não está explícito fisicamente, mas no modo de ser e de agir deste sujeito.

A munícipe Senhora Sarah R. M. Wionzek, esteve na Câmara Municipal, representando o grupo de pais TEAmo, fez a utilização da palavra em Tribuna nesta segunda-feira dia primeiro de abril de 2019, a fim de explanar sobre o dia Mundial do Autismo, e solicitar o apoio desta Casa de Leis, para a elaboração de um projeto de lei, que obriga todos os estabelecimentos públicos e privados do município a inserir, nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial do transtorno do espectro autista.

Confira no link abaixo, a abordagem do tema feita pela Senhora Sarah, na última Sessão realizada dia 01 de abril.